top of page
Tsukuba_Center_&_Mt.Tsukuba01.jpg

Tsukuba Science City

Tsukuba: A Cidade da Ciência

Na década de 1960, o governo japonês percebeu que Tóquio estava ficando muito lotada e decidiu realocar seus institutos de pesquisa para fora dos limites da cidade. Em 1963, foi criada a “Tsukuba Science City” (筑波研究学園都市) uma cidade planejada com foco em tecnologia ao norte de Tóquio.


O primeiro instituto de pesquisa foi instalado em 1968 e, em 1973, a Universidade de Tsukuba foi fundada. Em 1980, a cidade já contava com cerca de 40 instituições e havia se tornado um centro de pesquisa em funcionamento. Em 1985, Tsukuba sediou a Expo '85, oficialmente chamada de The International Exposition, Tsukuba, Japan, 1985.

​

Tsukuba está localizada a cerca de 60 km a nordeste de Tóquio, na Província de Ibaraki. O bairro de Akihabara em Tóquio fica a apenas 45 minutos do centro de Tsukuba usando a linha de trem “Tsukuba Express”. Ibaraki é uma área rural tradicional do Japão com muitas plantações, montanhas e litoral para o Oceano Pacífico. Ao norte, o Monte Tsukuba domina o horizonte, enquanto a leste, fica o segundo maior lago do Japão, o Lago Kasumigaura.

​

IMG_2431.JPG

O Monte Tsukuba (筑波山) é lar do terceiro santuário xintoísta mais antigo do Japão. A montanha possui 877 metros de altura e pode ser escalada a pé ou os visitantes podem pegar um teleférico até o seu cume.

Pelos padrões japoneses, a população de Tsukuba é extremamente diversificada. Tsukuba é o lar de aproximadamente 210.000 pessoas, com cerca de 7.000 residentes estrangeiros, vindos de mais de 90 países. Cerca de 19.000 pesquisadores trabalham em Tsukuba, com mais de 5.000 deles com título de doutor.

Saiba mais sobre como viver em Tsukuba...

bottom of page