top of page
Search

Como transferir a CNH brasileira para o Japão

Updated: Sep 1, 2021

Se você possui uma CNH brasileira dentro da validade, é possível fazer uma tranferência para obter uma habilitação de motorista japonesa (Menkyosho). Nesse guia rápido te mostraremos como ;).

Documentos necessários

  1. Prontuário da CNH (também conhecido como `nada consta´) e sua tradução

  2. CNH brasileira e sua tradução (pela JAF)

  3. Comprovante de residência

  4. Zairyu card

  5. Passaporte

  6. Habilitação internacional (caso você tenha uma)

Tempo necessário

Ao menos uma manhã inteira (e as vezes até o fim da tarde)


Onder ir

茨城県警察 運転免許センター (“Menkyo Center”)

Mito Ibaraki Prefecture Driver’s License Center

Endereço:

3783-3 Nagaoka, Ibaraki, Higashiibaraki District, Ibaraki 311-3197



E Agora, O Que fazer?

  1. Primeiro, você precisa do prontuário da CNH (também conhecido como `nada consta´). No meu caso, que sou do DF, tive que ir pessoalmente no DETRAN de lá, quando fui de férias, e peguei esse prontuário. Quem tem a CNH de São Paulo consegue esse prontuário pela Internet. O procedimento varia dependendo do seu Estado. *Esse prontuário da CNH (o"nada consta") pode ser traduzido por você.

  2. Depois, você deve solicitar a tradução da sua CNH para a JAF (Japan Automobilistic Federation).

  3. Então, você vai juntar seus documentos, preencher um formulário, e enviar para a JAF por correio (a taxa da JAF é por volta de 3,500 ienes e deve ser enviada no envelope de dinheiro).

  4. Depois de ter as traduções em mãos, além dos documentos originais, e com o comprovante de residência (que pode ser obtido na prefeitura), você pode ir até o “Menkyo Center” (em Mito) pela primeira vez sem marcar horário.

  5. No Menkyo Center, você vai fazer uma entrevista simples (pode ir com acompanhante que fale japonês) e depois uma prova escrita. Se você passar na prova escrita, pode ir fazer a prova prática no mesmo dia.

  6. Se você passar na prova prática, pronto! Pode pagar mais uma taxa e receber sua habilitação de motorista japonesa (Menkyosho) no mesmo dia.

  7. Se você não passar na prova prática, precisará marcar horário para voltar na próxima vez. Pode tentar várias vezes depois até passar, mas cada vez terá que ser em um dia diferente. E isso pode demorar semanas ou meses.

  8. Você pode escolher fazer a prova com carro manual ou automático. Mas se você fizer a prova com carro automático, não vai poder dirigir carros manuais no dia-a-dia depois. Se você fizer a prova com carro manual, vai pode dirigir qualquer tipo de carro depois.

E é isso! Se você passou na prova, parabéns! Você é o mais novo motorista da cidade. Se não, tente novamente! O tempo de espera entre provas é de aproximadamente três meses, então busque revisar os seus erros e dependendo ter algumas aulas de direção para se adaptar as regras japonesas!


O Que não fazer?

  1. Não tente fazer as provas sem estudar antes. Além dos documentos compartilhados aqui, você pode fazer uma pesquisa na internet e encontrar várias dicas tanto para a prova escrita, quanto a prática.

Links Úteis


Video Guia pista de Mito para o teste - Curso A



Video Guia pista de Mito para o teste - Curso B






61 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page