Brasileiros na Universidade de Tsukuba
A AEBUT (Associação de Estudantes Brasileiros da Universidade de Tsukuba) foi criada em 2021 com o objetivo de representar e unir os estudantes brasileiros na Universidade de Tsukuba. Para tanto buscamos promover o compartilhamento de informações que auxiliem os estudantes brasileiros no cotidiano e incentivar a participação em eventos acadêmicos e culturais.
Representantes 2023
Apesar da AEBUT estar aberta a quaisquer estudantes e alumni interessados em fazer parte do nosso grupo, temos uma equipe por trás da organização dos eventos, redes sociais (Guia de Vida em Tsukuba e outras informações), contato com estudantes e professores, primeiro suporte aos alunos frente a dificuldades do dia-a-dia, e mais.
MISSÃO
A existência de uma associação de estudantes brasileiros dentro da Universidade de Tsukuba tem como objetivo facilitar o contato entre os brasileiros vinculados a esta instituição, considerando que muitas vezes o aluno ingressante não tem ainda muitos contatos dentro da universidade.
Assim, nosso propósito primordial é prezar pela união do grupo e oferecer suporte nas dificuldades de interação no Japão dado o modo de vida e cultura tão distantes dos nossos, além de compartilhar informações que sejam úteis para o cotidiano e integração social.
Alguns dos objetivos desta associação são:
1. Representar os estudantes brasileiros e defender os seus interesses;
2. Defender e promover o valor de cooperação entre os membros desta associação;
3. Promover e divulgar a cultura brasileira no Japão;
4. O compartilhamento de informações essenciais a vida dos estudantes em português;
5. Fomentar a participação ativa dos estudantes brasileiros em eventos culturais e acadêmicos dentro e fora da universidade.
6. Estar aberta aos familiares de seus membros e a comunidade residente no Japão independente da nacionalidade.
O apoio de uma comunidade que se identifica como brasileira resulta em uma experiência muito mais positiva e enriquecedora para os atuais estudantes brasileiros e novos ingressantes.